quarta-feira, 22 de setembro de 2010

KAREN THIELE CAMPOS: LUZ E SOMBRA



« A artista plástica Adriane Hernandez, professora de Artes Visuais da UFPel, preparou uma exposição de seus alunos, em parceria com o Instituto João Simões Lopes Neto. Os estudantes deviam elaborar criações não tradicionais em torno ao livro - como conceito e como objeto - e à casa do escritor.

Em visita ao Instituto, as ideias apareceram e foram feitos os projetos de acordo aos lugares da casa. Assim, a exposição "A casa, as estantes e os livros", com pouco mais de uma dúzia de surpreendentes trabalhos, foi aberta na quinta 22 de julho, e se prolongou até 30 de julho(...)

"Luz e sombra", o impressionante livro-janela de Karen Campos, foi construído com papel paraná, craft, celofane e lâminas de retroprojetor. O tamanho da obra, adaptado à realidade física da casa, também dizia que ser escritor (ou encadernador) envolve bastante trabalho, na concepção e na confecção. Pequenos nos sentimos ante certos livros.
O livro com forma e funções de janela, além de ser parte da casa de um escritor, permite olhar o mundo lá fora, iluminar o interior, trocar de ar e escrever nos vidros.
As várias folhas podiam ser folheadas e lidas sem dificuldade, e em cada uma havia mensagens epigramáticas como esta (do poeta português Arlindo Mota):
Quem controla o desejo: a emoção ou a ternura?
- A paleta, responde o pintor.
- A palavra, atalha o poeta. Juntos, distribuem a luz que inunda de cor o planeta.»
F.A. Vidal, in blog "Pelotas, Capital da Cultura"

Parabéns à Karen Campos, promissora artista plástica brasileira e à sua orientadora pelo conceito brilhante que deu origem a este (e outros) magníficos trabalhos e ao convite para colaborar que me dirigiu e a que acedi com o maior gosto.

apm

6 comentários:

Karen Campos disse...

Olá Arlindo!

Estou muito feliz por esta troca, esta tecnologia pode nos fornecer a oportunidade de unir estas duas artes. Obrigado por este espaço no seu blog. Outro Abraço deste outro lado do mar...

arfemo disse...

Bem justo Karen, a ideia é magnífica e a sua execução muito criativa!

Foi um prazer colaborar!

OUTONO disse...

FABULOSO !!!!!!!!!!!

arfemo disse...

é pelo menos uma ideia de gente competente, que gosta do que faz e faz o que pensa (...e sempre que o homem sonha, o mundo pula e avança, como escrevia o Gedeão)

abraço!

mariam [Maria Martins] disse...

Arlindo e Karen,
Muito bonito! Parabéns a ambos.

Um sorriso :)
mariam

arfemo disse...

...sobretudo, mariam, uma das boas surpresas das virtu@lidades...arlindo m. :)